domingo, 26 de setembro de 2010

A importancia do Networking


Ola pessoal, trago a vocês, como primeiro assunto, algo que para mim é uma das coisas triviais no meio empresarial, O Networking.

Também conhecida como rede de relacionamentos é formada a partir da vontade, disciplina e percepção de quem sabe que esta é uma fortíssima ferramenta de marketing pessoal. Solidificado na Troca de Favores e na indicação ou apresentação de produtos e/ou serviços, este mecanismo de ligação e interação profissional se mantém entre as pessoas, seja no âmbito profissional, pessoal, político e Etc.

O “networking” começou há algum tempo a ocupar um lugarzinho nas preocupações dos empresários, pois fazer “amigos” é fundamental num meio tão competitivo e num mercado tão assíduo, feroz e cruel. Nunca a expressão "Mais vale um amigo na praça que dinheiro no bolso" tão verdadeira. A formação de um bom Networking é de extrema necessidade para todos que desejam aumentar as chances de sucesso num determinado nicho de mercado ou para quem deseja ampliar sua empregabilidade, que é nada mais que a capacidade de inserir-se rapidamente no mercado de trabalho. O velho “Quem Indica” passou a ser observado com outros olhos.

Ser uma pessoa sociável e agradável, saber a hora certa de ajudar, ser proativo e atencioso, manter sua integridade e sua moral intactas alem de cultivar atributos como Lealdade, Fidelidade, Sinceridade (bem dosada) e companheirismo são pré requisitos para quem deseja obter um bom Networking, mais obter uma rede de contatos não é o mais difícil, o complicado é manter a mesma, para isso e necessário ser Atencioso e Organizado.

Busque fazer novas amizades, evitando manter-se no velho ciclo, erradique pré-conceitos, demonstre real interesse pelas pessoas, anote numa agenda informações cruciais como: Data de aniversário, telefones e endereços alem de marcações para evitar o constrangedor “quem é você mesmo?”, evite comentários desagradáveis de terceiros perto de seus amigos, pois isso passa insegurança as pessoas afinal “se você faz com ele, pode fazer comigo”, não espere pedirem para oferecer ajuda, sempre que puder e for conveniente, participe de festas, “Happy Hour” e Jantares promovidos pelos seus amigos. Poderia passar toda a tarde deste Domingo falando de maneiras de conseguir um bom Networking, mais creio que tudo se resume a apenas isso, Seja uma pessoa Agradável e Atenciosa, pois assim você atrairá pessoas que serão o mesmo para com você.

E para finalizar mantenha distancia de pessoas nocivas a você e aos do seu networking e use e abuse dos meios para conseguir mais e mais amigos (E-Mails, Telefonemas, redes sociais e etc.) e não espere estar numa empresa ou numa faculdade para isso, você pode começar isso agora realizando uma pergunta simples: “Quem eu Conheço?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário