segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Empresa Sustentavel




Sustentabilidade, uma palavra que ultimamente vem tomando espaço nos banners, outdoors e qualquer tipo de merchandising das empresas, mais do que isso, representa uma nova ideologia de mercado e de produção, uma ideologia que coloca em xeque, todo um conceito sustentado por décadas, mais afinal, o que é sustentabilidade.

Preservação, este é o significado da palavra, Preservação dos recursos naturais, do meio ambiente, do modo de vida humano e dos empreendimentos. Todos sabem que após as revoluções industriais, o mundo começou a entrar num capitalismo desenfreado, onde se passava por cima de tudo e todos para se obter o famigerado lucro, incontáveis indústrias foram construídas em todo mundo, explorando os recursos naturais em toneladas por acreditarem (pelo menos até a primeira metade do seculo XX) serem infinitos. Porem a natureza demonstra sua fragilidade, em reação a voracidade do avanço humano, ampliamos problemas naturais em grande escala como: El Ninõ, Aquecimento Global, Aumento do nível do mar. Por isso o conceito da sustentabilidade vem para juntar Capitalismo + Preservação.

Talvez seja este o grande problema, não se pode comprometer o lucro da empresa, pois sem lucros, não há sustentabilidade e ao contrario do que muitos empresários pensam, a mudança de atitudes ou a adequação a métodos sustentáveis não geram prejuízos a organização, muito pelo contrario, a substituição de meios de produção tem poupado gastos consideráveis além de muitas vezes garantir um produto com qualidade ainda melhor que o produzido no antigo método e ainda existe a questão de incentivos fiscais por parte do governo que reduz o imposto a empresas que se comprometem com o meio ambiente.


O mercado está exigindo está mudança, os consumidores observam o que está acontecendo no mundo o que torna uma necessidade das empresas do século XXI, se moldarem a esta nova tendência, se não por boa vontade, por obrigação quer seja pelos meios públicos que se utilizando de leis impõem a causa ou pelo medo da rejeição do consumidor"Ser sustentável é um ótimo Marketing". Então, sendo por livre e espontânea vontade, ou pressão, é necessário por em pratica este conceito porque cada dia mais as pessoas estão se conscientizando.


Um exemplo deste método posto em pratica é o da empresa Onduline, líder na fabricação de Telhas ecológicas, que diferentemente das telhas comuns, exclui o amianto da sua composição e toda a agua usada na produção é reutilizada, reduzindo o impacto ambiental e o consumo de energia tendo um custo de produção consideravelmente inferior ao de uma empresa de telhas comuns (de amianto). Além disto, as telhas são mais leves, resistentes e flexíveis. E é assim que uma empresa sustentavel funciona, agregando tecnologia e consciência a seus produtos, acaba agregando também valor e credibilidade a sua marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário