quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ficando um pouquinho a mais...


Olhando a televisão um dia desses, coisa muito difícil nos últimos dias, vi um comercial bastante interessante, o comercial do Honda City (Veja Aqui) e fiquei refletindo nele após isso, qual a mensagem que o mesmo quis passar? Vamos a elas, Primeiro, o Carro é caro e ao menos que você seja um dos dois tipos de pessoas alvo dos "marketeiros" da Honda, você não terá um desses. A primeira pessoa é o tradicional Rico, que tem dinheiro e pode comprar um fácil, a segunda pessoa é o trabalhador que faz uns serviços extras ou se esforça mais, para possuir um sonho ou ostentar um luxo. E é exatamente disso que vamos falar agora.

Quem nunca precisou passar algumas horas extras no trabalho? Quem nunca se estressou com isso? Eu seria um hipócrita se fala-se que não, principalmente se fosse-mos obrigados. Mais venho falar da importância que estas horas extras fazem para um funcionário com foco na carreira e desejo de crescer, e não estou falando do dinheiro ganho nas mesmas.

No livro, Super dicas para impulsionar sua carreira, de Max Gehringer, para ser mais preciso na dica numero 38º, Max aborda o assunto dizendo:

"Alguem que entra e sai no horário certo, não fica na empresa nem um minuto após o expediente, não trabalha em fins de semana e não leva trabalho para casa, pode ser tremendamente produtivo. Mas, mesmo assim, acaba perdendo na comparação para um funcionário menos produtivo, mais que se dedica 24 horas para a empresa."


Max não defende aqui um escravo do trabalho, mais defende que as vezes, é bom ficar umas horas extras no serviço ou de sacrificar um fim de semana para a empresa, isso ajuda a melhorar sua imagem para os seus superiores, é como se você fala-se "Ei, Estou aqui ok?!" e realmente tem resultados, seu empenho e seu esforço será reconhecido, sem falar que, quando o expediente acaba, todos os demais funcionários se vão e geralmente fica apenas você e seu superior ou gestor, logo eis a chance de se aproximar mais deles, estreitar os laços profissionais com os mesmos, aumentando suas chances de obter aquela promoção, o aquele UP no salário.

Enfim, nada na vida vem fácil, talvez para alguns poucos sortudos nascidos em berço esplêndido. Mais se este não é seu caso, reveja seus conceitos sobre horas extras, tenha uma visão Macro da situação toda e se realmente será tão ruim passar uma hora extra na empresa ou sacrificar um fim de semana no mês em prol da organização, Funcionários produtivos se tem a arrobas, Gente dedicada e obstinada contam-se nos dedos.

3 comentários:

  1. cara nao deu pra ler tudo,
    um pouco q eu vir gostei,
    muito.
    quero parabenizar o seu trabalho,
    do seu blog prbns e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Essa dica, do 24 horas, acho que leva até a uma tendência, que sempre foi meio óbvia em países de primeiro mundo. Deixe o trabalhador "menos batedor de cartão" - o que importa é a eficiência em si.
    Muitas empresas até fazem salas para o pessal se descontrair...

    abç amigo
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  3. Confesso q sou o tipo de fincionário q gosta de cumprir horário - entrar na hora e sair na hora. Iss não me impede de fazer hora extra - sobretudo quando há necessidade.

    Mas não faço mta questão de ficar ate depois do horário só para me sentir notado. Principalmente quando depois da hora que eu saio ficam pessoas pagas para realizarem as mesmas atividades que eu ficaria fazendo.

    Se precisa de ajuda, mas se é uma REAL necessidade da empresa, fico contente em ajudar.


    Gostei do site. Vou seguir.

    Se der dá uma olhada no meu.

    Abs!!!

    ResponderExcluir